Re: [obm-l] Duvidas

Meu professor (alias, um cara que hoje eh muito importante na comunidade matematica internacional) detestava que se falasse 0/0, exigia que dissessemos a forma 0/0 eh uma forma indeterminada. O que eh uma forma indeterminada?
Talvez fosse melhor começar por "o que eh uma forma determinada?".
A forma 2 + 3 eh determinada. Isso significa que, quaisquer que sejam as parcelas, se uma delas tem limite 2 e a outra tem limite 3, o limite da soma serah 2+3=5.
A forma 0/0 eh indeterminada: isso significa que o limite do quociente, quando numerador e denominador tendem a zero, nao pode ser determinado apenas com o conhecimento dos limites do denominador e numerador, eh preciso conhecer as parcelas.
Ss f tende a 2 e g tende a 3, nao importa quem sejam f e g, f+g tenderah a 5. Ja se f tende a 0 e g tende a 0, o valor do limite de f/g dependera de quem sao f e g. Se f=g=x (x tendendo a zero), f/g tenderah a 1; se f=2x e g=x, f/g tendera a 2....
Se gostarem da explicaçao, o merito nao eh meu; se nao gostarem eh porque me faltou talento para reproduzir as magnificas aulas que tive.
Morgado

Em Thu, 23 Jan 2003 10:22:21 -0300 (ART), Marcos Reynaldo <marc_reybr@yahoo.com.br> disse: