Sent: Saturday, January 11, 2003 12:27 AM
Subject: Re: [obm-l] Triângulos Isósceles e Bissetrizes

O problema é: Prove que se um triângulo tem duas bissetrizes internas iguais, então ele é isósceles.

Solucao:

Desenhe o triangulo ABC e as bissetrizes BD e CE.
Construa o paralelogramo BDFE e trace CF.

Assinale os angulos:
ABC = 2b, ACB = 2c, EFD = b, DFC = x, DCF = y.

EF = BD = EC. Logo, b + x = c + y.

Suponha que os angulos B e C sejam desiguais,
B > C, por exemplo, e observe as implicacoes:

B > C
b > c
x < y
DC < DF