Re: [obm-l] sistema de equações

On Mon, Jan 06, 2003 at 12:33:37AM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Estou resolvendo um sistema de equações e não estou chegando no resultado
> (que segundo o gabarito é zero) de jeito nenhum. Eu vou mostrar a questão e a
> maneira como eu conduzi para respondê-la,  embora não conseguindo chegar na
> resoposta correta.
> Vejam:
>
> (PUC-SP)   Se
>
> (3/11)*x  +  (8/7)*y = 2
> (8/11)*x  +  (1/7)*y = -1
>
> então x + y = é igual a:
---end quoted text---

Resolvendo o sistema pelo caminho que voce adotou e subtraindo a
segunda equacao da primeira, isolando y e etc, encontrei sempre o
mesmo resultado: x+y=23/61, com x=-110/61 e y=133/61
Como o prof. Morgado salientou, eh estranho um sistema que pede
x+y, estar na forma que esta e nao poder ser resolvido por uma
simples soma/subtracao. Um possivel erro poderia ser um mal xerox
no qual voce/outra pessoa trocou o 6y/7 na primeira equacao por 8y/7,
assim seria apenas a soma das 2 equacoes e a resposta seria o procurado 1.
--
Marcelo R Leitner <mrl@netbank.com.br>