Re: [obm-l] infinito

On Sat, Jun 29, 2002 at 03:23:30PM -0200, adr.scr.m wrote:
> Outro dia meu professor (de FISICA),fez uma
> representacao dos numeros de 0 ate + ou -
> infinito e eu nao entendi muito bem.Ele os
> colocou num circulo,e disse que nao existem
> os numeros + ou - infinito,e` somente um
> numero,e que o sinal dependeria por que lado
> voce chegaria ao infinito,igual a ideia do
> +ou- 0.Queria saber se esta certa e porque?E
> porque nao seria uma reta?
> Obrigado.
> Adriano.

Existem muitas maneiras de aumentar R para incluir
um ou mais elementos infinitos. Não existe uma maneira
mais certa do que a outra, existem maneiras diferentes
que são úteis ou importantes em situações diferentes.
Uma construção comum é acrescentar (+infinito) de um lado
e (-infinito) do outro. Outra construção comum é esta
que seu professor de física mostrou, acrescentar um elemento
chamado (infinito) para formar um círculo. Seu professor
talvez esteja sendo um pouco dogmático ao dizer que "não existem
os números + ou - infinito", interprete isto como "no meu curso
a construção mais útil, mais interessante, será a de acrescentar
*um* elemento chamado (infinito) para formar um círculo".

[]s, N.