Re: [obm-l] infinito

Imagino que ele tenha se referido a compactificação de IR. O conjunto dos
números reais pode ser compactificado com a adjunção de infinito. É  como se
o infinito fosse considerado como um "número". Imagine o conjunto dos
números reais como uma reta. Agora imagine um círculo.  Tire um ponto do
círculo, o que sobra pode ser "desenrolado"   numa reta.  Este ponto que
extraimos é o "infinito" . A construção, do ponto de vista intuitivo, é o
inverso desta. Isto é, tomamos a reta e acrescentamos oum ponto fora dela, o
infinito, o resultado é uma circunferência. Daí,  + e - infinito, as "pontas
da reta"  são unidas e, portanto, coincidem na compactificação.
Espero ter ajudado.
Fred.