Re: [obm-l] Cilindro reto

V=pi.r^2.h (1)

A=2.pi.r.h+2.pi.r^2 (2)

Subst. (1) em (2),

A=2.V/r+2.pi.r^2

Agora voce tem que achar o min. dessa funcao, supondo V constante.

Quando r fica pequeno, prox. de 0, A estoura, o mesmo ocorrendo pra r
muito grande, logo existe o minimo.

A area A e uma funcao de r, entao um dos jeitos de achar esse minimo e
derivando com rel. a r e igualando a zero:

dA/dr=-2.V/r^2+4.pi.r=0 => V=pi.r^2.(2r), logo a altura e 2r.

Abraco,

Salvador