[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Livros de matemática e física

Vou acrescentar:
1) Mathematics - the Music of Reason, de Jean Dieudonne (o original, em
frances, chamava-se "Pour l'honneur de l'esprit humain", o que era uma
citacao de Niels Abel).
Alem de ser o autor uma das maiores figuras da Matematica do sec.XX, o
conteudo eh muito importante. Os capitulos sao: A matematica e os
matematicos; A natureza dos problemas matematicos; Objetos e metodos na
Matematica classica; Alguns problemas da Matematica classica; Novos objetos
e novos metodos; Problemas e pseudo-problemas sobre "Fundamentos".
Ha muitos apendices interessantes.

2) What is Mathematics really?, de Reuben Hersch. O titulo eh uma alusao ao
livro de Courant-Robbins, citado pelo Josimar. Muito atual e informativo,
com citacoes, sobre a questao dos "Fundamentos".

3) A Experiencia Matematica, de R.Hersch (o mesmo anterior) e P.Davis. Este
eh mais antigo do que o anterior e existe em portugues, mas eh mais fraco do
que os outros dois.

PS: um conselho para os jovens amantes da Matematica: aprendam ingles! se
possivel, aprendam mais linguas: espanhol, frances, arabe, russo, japones,
etc.
JP