[obm-l] Re: [obm-l] Livros de matemática e física

At 00:32 06/02/02 +0000, you wrote:
> [...]
>sobre Teoremas ainda nao resolvidos, Curiosidades, Física em geral.. como
>ainda estou começando gostaria da opinião de vocês sobre quais livros mais
>eu poderia comprar.. embora eu more em Curitiba e aqui não tenha livrarias
>tão boas quanto em São Paulo, esse mês eu me mudo para São José e
>eventualmente irei para São Paulo para fazer umas comprinhas....
>
>Gostaria também de saber se tem possibilidade de estudantes de cursinho
>participar de algum tipo de olimpíada de matemática, pois apenas descobri
>como são as provas esses meses e adorei :)

Eu li no colegial o livro "O romance das equações algébricas" (Gilberto
garbi) e gostei. Não é um livro técnico e nem exige muitos conhecimentos ou
paciência para ser lido. Tem várias coisas interessantes lá, uma prova do
Teorema Fundamental da álgebra, uma prova da construtibilidade do polígono
regular de 17 lados (com régua e compasso), a "prova" de Euler da identidade

1+1/4+1/9+1/16+1/25+...=1/6 pi^2

,etc. O livro deve custar uns R$40, eu acho.

Bruno Leite
http://www.ime.usp.br/~brleite