[obm-l] Re: [obm-l] Livros de matemática e física

Olá, Johnny!

Apesar de estar indo p/ o terceiro ano de graduacao em matematica (vc pensa em fazer matematica?), eu me sinto exatamente como vc,
ainda sinto q meu interesse por matematica esta crescendo. Sempre gosto de livros q mostrem a beleza da matematica, nao uma simples
colecao de definicoes e teoremas. Infiro q vc tb pensa assim pq jah sei como a "matematica" eh ensinada no colegial, e tb acho q "O
Último Teorema de Fermat" eh um otimo livro p/ se desvincular daqueles "manuais de receita" do colegial.

Li recentemente "Prelude to mathematics", de W. W. Sawyer (existe uma edição da Dover), umas 200 pags., e adorei! Os 5 primeiros
capitulos sao sobre matematica em geral, quais sao as qualidades de um matematico, como funciona a mente de um matematico, em que
direcoes a matematica avanca, etc. A partir dai, ateh o cap. final (14), mais ou menos cada capitulo eh dedicado a um assunto.
Lembro que achei os caps. de algebra matricial e determinantes muito reveladores (sugiro fortemente q vc tenha esses topicos bem
formados na sua cabeça, ANTES de comecar um curso de algebra linear, q vai ser um dos primeiros q vc vai ter na facu). Tem um
capitulo realmente fascinante de geometria hiperbolica (ao contrario da geometria plana q vc viu no colegio, existe uma reta e um
ponto fora dela tq por esse ponto passam mais de uma paralela aa reta original!), verá um modelo dessa geometria criado por Poincaré
(eu acho q ele tb escreveu livros de divulgacao de matematica, alguem aih jah leu e recomenda?) q o fara pensar "mas serah q essa
nao eh uma melhor interpretacao pro nosso espaco fisico"? Nao sou um bom conhecedor de fisica, mas acho q Einstein se apoiou na
Geometria Hiperbolica p/ firmar a teoria da Relatividade. Tb tem um (ou dois?) caps. sensacionais sobre geometria projetiva (nao se
preocupa com medidas, soh com pontos, retas e relacao de "estar entre", i.e., as relacoes q sao preservadas nas fotografias). Se eu
nao tivesse devolvido o livro ONTEM aa biblioteca, lembraria mais... De qq jeito, em www.amazon.com, vc pode dar uma olhada nas ~10
primeiras paginas do livro.
Parece q o autor escreveu esse depois de "Mathematician's delight", q eu ainda nao li, mas tenho certeza q vale a pena, pq eu vi q
eh ± parecido.

Se eu ainda tivesse mais um ano antes de entrar na faculdade (epoca em q provavelmente vc soh vai ter tempo de ler livros
extra-curso nas ferias, como eu...), alem desses q eu jah falei, leria algum livro de historia da matematica, se for de seu
interesse, como "O romance das equações algébricas", q o Bruno Leite e o Josimar jah recomendaram.
O mesmo W. W. Sawyer lah de cima escreveu "What is calculus about?", destinado p/ quem ainda vai comecar um curso de calculo, entao
tb acho uma excelente pedida.
Vc gosta de geometria? Eu sugiro "Excursions in geometry", de C. Stanley Ogilvy (tem da Dover), em q tem um monte de topicos bonitos
de geom. euclidiana (aquela do colegial), nao vistos no colegial, normalmente nem na graduacao em matematica. Se vc achar esse
facil, tb tem o "Geometry revisited", de H. S. M. Coxeter. Esse faz parte da New Mathematical Library, q foi mencionado na lista
nesses ultimos dias. Tenho certeza q ta cheio de livros excelentes dessa colecao, e com certeza da vontade de ler tudo... Aquele
"What is calculus about?" tb eh dessa colecao.
Ah, tem um livro q eu nao li, mas dei uma olhada e tb parece otimo p/ quem vai comecar a faculdade: "Concepts of higher
mathematics", de Ian Stewart.
E, p/ finalmente acabar com esse e-mail longo, sugiro o melhor livro q eu jah li: "An adventurer's guide to number theory", de
Richard Friedberg. Eh uma introducao aa teoria dos numeros, assunto este q vc dificilmente vai ver na faculdade; melhor estudar
sozinho, mesmo. O livro vai de divisibilidade ateh a Lei da Reciprocidade Quadratica.

Chega!

abracos, David