Re: A+B>1

Ola Carlos e Humberto e
demais membros desta lista,

Eu aceitaria a sua solucao, todavia, SALVO ALGUM MELHOR JUIZO, me parece que
POR INTUICAO a solucao nao vai satisfazer plenamente a todos (algo que e o
ideal de uma prova ). Sempre havera aspectos que alguem podera pedir uma
prova. So a titulo de exemplificacao, na solucao abaixo PORQUE "Se existisse
solucao, dois vertices de cada quadradinho devem estar em lados consecutivos
do quadrado de lado unitario ?". Me parece que aqui deveria entrar alguma
argumentacao mais forte e convincente ...

Uma solucao analitica, quando correta, em geral, e irretorquivel ...

Na essencia do problema esta o fato de que os quadradinhos estao confinados
em um espaco MUITO PEQUENO e, por esta razao, dado o fato de que A + B >1,
eles deverao ter uma regiao comum, mesmo que muito pequena ... Parece que o
que e necessario e :

1) Caracterizar o confinamento dos quadradinhos no quadrado de lado
unitario.
2) Caracterizar o fato deles terem uma regiao comum.

Como sera possivel fazer isso de forma analitica ? Eu pensei no seguinte (
suponhe-se um quadrado de lado unitario inteiramente contido no primeiro
quadrante com um dos lados sobre o eixo OX ) :

1) UMA OBSERVACAO : Um quadradinho esta inteiramente contido em um quadrado
maior se, e somente se, todos os seus quatro vertices estao.

Com este fato evidente no ja podemos caracterizar o confinamento, bastando
para isso exigir que seus quatro vertices estejam dentro do quadrado de lado
unitario.

O vetor V=(cos(ALFA), sen(ALFA)), 0 =< ALFA =< pi/2 e unitario e vai servir
para caracterizar a inclinacao do lado AD do quadradindo de lado "L1".
Supondo A=(Xa,Ya) fica :

D-A=L1*V => Xd = Xa + L1*cos(ALFA) e Yd=Ya + L1*sen(ALFA)

Como o ponto D deve estar dentro do quadrado de lado unitario, fica :

0 =< Xa + L1*cos(ALFA) =< 1 e    0 =< Ya + L1*sen(ALFA) =< 1

O lado AB do quadradinho e perpendicular ao lado AD e, portanto, paralelo ao
vetor U=(-sen(ALFA),cos(ALFA)). Vale portanto :

B - A= L1*U => Xb = Xa - L1*sen(ALFA) e Yb=Ya + L1*cos(ALFA)
Mas uma vez as condicoes de existencia do ponto B exigem que :

0 =< Xa - L1*sen(ALFA) =< 1 e    0 =< Ya + L1*cos(ALFA) =< 1

O ponto C=(Xc,Yc) e o outro lado da diagonal ACe portanto :

C - A = L1*(V+U)
Aqui, mais uma vez, aplicando as condicoes de existencia sobre C surgirao
duas novas desigualdades. A intersecao destas igualdades mostrara,
ANALITICAMENTE, para uma determinada direcao ALFA, quais sao os pontos
A=(Xa,Ya) a partir dos quais pode-se construir um quadradindo ABCD
inteiramente contido no quadrado original de lado unitario.

Evidentemente que um raciocinio analogo permite caracterizar o confinamento
do quadradinho EFGH de lado L2 ( L1+L2 > 1), isto e, permite caracterizar
ANALITICAMENTE, para uma dada direcao BETA, as coordenadas do ponto
E=(Xe,Ye) a partir do qual se pode construir um quadradinho de lado L2.

Nos agora sabemos CARACTERIZAR ANALITICAMENTE o confinamente dos
quadradinhos e os seus vertices.

2) OUTRA OBSERVACAO : Se ABCD e um quadrado de lado L1, um ponto X esta
contido nele se, e somente se, O vetor X-A for uma combinacao linear da
forma : K1*(B-A) + K2*(D-A) com 0 < K1,K2 =< L1

Aqui fica caracterizada a essencia da prova analitica : SE DOIS QUADRADINHOS
TIVEREM UMA REGIAO EM COMUM ENTAO HAVERA AO MENOS UM PONTO QUE PODE SER
EXPRESSO COMO COMBINACAO LINEAR TANTO DOS LADOS DE UM QUADRINHO QUANTO DO
OUTRO.

Supondo que L1+L2>1 isto necessariamente vai ocorrer. Mas :

ISTO NAO E UMA SOLUCAO. ISTO NAO E UMA SOLUCAO. ISTO NAO E UMA SOLUCAO !

E apenas as linhas gerais de uma ideia que conduz a uma SOLUCAO ANALITICA,
que nao apela para a intuicao geometrica, que e, portanto, e inatacavel. MAS
PRECISA SER TRABALHADA UM POUCO. Mas o grosso tai ! Agora e muito mais
questao de bordado, trico e choche : o pano de fundo esta delineado.

Um abraco a todos
Paulo Santa Rita

>From: Carlos Stein Naves de Brito <carlosstein@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: A+B>1
>Date: Fri, 18 Jan 2002 13:02:00 -0200
>
>Fala Humberto,
>achei uma solucao meio simples, por isso deve ta errada, mas vo escreve.
>é meio dificil mostrar sem papel, mas a ideia inicial é que se exisisse uma
>forma, existiria uma forma com cada quadrado tendo dois de seus vertices em
>lados concutivos, tocando os quatro lados no total. é facil de ver
>intuitivamente(espero que esteja certo) que se existe certa solucao,
> [...]

Converse com amigos on-line, experimente o MSN Messenger:
http://messenger.msn.com.br