Re: A+B>1

Fala Humberto,
achei uma solucao meio simples, por isso deve ta errada, mas vo escreve.
é meio dificil mostrar sem papel, mas a ideia inicial é que se exisisse uma
forma, existiria uma forma com cada quadrado tendo dois de seus vertices em
lados concutivos, tocando os quatro lados no total. é facil de ver
intuitivamente(espero que esteja certo) que se existe certa solucao, podemos
arrastar o quadrado A para esquerda ou direita ate tocar o lado. O quadrado
B so obstrui ou pra direita ou pra esquerda, pois são convexos.
da mesma froma pra cima ou pra baixo, assim arrastamos eles ate tocarem os
lados e continua sendo solucao.
agora um pouco de analitica so pra completar, espero que satisfaca..
digamos que o quad. A(de lado a) toca o lado de baixo e da esquerda, sendo
que desenhamos o quadrado grande no plano cartesiano, combase inferior y=0 e
da esquerda x=0. vamos mostrar que o quad. A cobre o ponto (a,a).
sendo k o angulo de inclinacao do lado do quad. A em relacao ao quad.
grande. pra facilitar as contas usei a=1.
teremos fazendo umas continhas minusculas que o lado do quad. A que nao toca
o quad. grande tem equacao de reta: y + x.tgk =cosk + sen k + tgk.senk.
é facil ver que basta mostrar que o ponto (1,1) esta abaixo dessa reta, ou
seja: 1 + 1.tgx =< cosk + senk + tgk.senk
=>   cosk + senk =< 1 + senk.cosk, eleva ao quadrado e fica obvio..
entao (a,a) é coberto, da mesma forma se ve que (1-b,1-b) é coberto pelo
quad B, ai fica obvia a superposicao.
espero que nao errei...
ate amanha hein!
Carlos