Unicamp-ontem

     Olá amigos da lista,
      Ontem aconteceu a prova da Unicamp de segunda fase de Matemática e me parece que havia um problema com mais de uma solução. Trata-se do problema número quatro : "Uma transportadora entrega, com caminhões, 60 toneladas de açúcar por dia. Devido a problemas operacionais, em um certo dia cada caminhão foi carregado com 500Kg a menos que o usual, tendo sido necessário, naquele dia, alugar mais 4 caminhões. a) Quantos cam. foram necessários ? b) Quantos quilos transportou cada cam. ? "
      Há uma resposta feita por diversos alunos e publicada pelos cursinhos a)24 e b)2500. Não tenho dúvidas que quem propôs a questão pensou só nessa resposta.
      Um aluno meu com bons resultados em olimpíadas equacionou :
4 . 60/x = 0,5 . x (achando que x é raiz de 480)
3 . 60/y = 0,5 . y (achando que y é raiz de 360)
      Ele concluiu que o número de caminhões poderia ser 19 ou 20 ou 21, que seriam necessários mais 4 para corrigir o erro.
      A questão é : os problemas operacionais também fizeram com que os novos 4 caminhões fossem carregados com 500Kg a menos ? E também : esses 4 caminhões estavam totalmente cheios?
      Agradeço pela atenção,
            Raul