Re: Exercícios

Ola Pessoal,

Me parece que e claro que um PEQUENO QUADRADO  de lado L/2 pode ser inscrito
no circulo. Isto implica que o raio do circulo e

R*RAIZ_2(2)=L/2  =>  R=(L*RAIZ_2(2))/4

Usando agora aquele teorema O QUADRADO DA TANGENTE E IGUAL AO PRODUTO DA
SECANTE PELA SUA PARTE EXTERNA, FICA

x`2=L*RAIZ_2(2)*(L*RAIZ_2(2)  -  L*RAIZ_2(2)/2)
logo X = L

Ou seja O COMPRIMENTO E IGUAL AO LADO DO QUADRADO.

UM ABRACO
Paulo Santa Rita
4,1427,160102

>De: luizhenriquerick@zipmail.com.br <luizhenriquerick@zipmail.com.br>
>Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Data: Terça-feira, 15 de Janeiro de 2002 00:14
>Assunto: Exercícios
>

>1)Considere o círculo que passa pelo vértice A de um quadrado ABCD e pelos
>pontos médios dos lados AB e AD. Sendo L a medida do lado >do quadrado, o
>segmento determinado pela tangente a esse círculo >traçada por C tem
>comprimento:

Chegou o novo MSN Explorer. Instale já. É gratuito:
http://explorer.msn.com.br