GA / Baricentro de um Triângulo

         Olá...

         Estava quebrando a cabeça num problema do ITA
(http://www.exatas.f2s.com/matematica/ga005.html) quando achei a solução
usando a 'fórmula' do baricentro: G((xa + xb + xc)/ 3, (ya + yb + yc)/3) do
triângulo.
         Depois disso ficou bem fácil o exercício. mas fiquei me
perguntando aqui, de onde que essa fórmula vem. Procurei em vários livros
mas ela é sempre 'empurrada' e nunca demonstrada ou provada.
         Comecei a esboçar uma demonstração mas os cálculos ficaram muito
monstruosos. Parti dum triângulo ABC, sendo A(x1,y1), B(x2,y2) e C(x3,y3).
M sendo o ponto médio de AC, N ponto médio de AB e P o ponto médio de BC. A
partir disso achei a equação geral de duas medianas (primeiro calculando o
coefiente angular, a partir de /\y//\x, e dai jogando na formula da equacao
geral da reta), ambas gigantescas... ie.:
EQG de BM: y(x1 + x3 - 2x2) - y2(x1 + x3 - 2x2) = x(y1 + y2 - 2y3) - x2(y1
+ y3 - 2y2)
EQG de CN: y(x1 + x2 - 2x3) - y3(x1 + x2 - 2x3) = x(y1 + y2 - 2y3) - x3(y1
+ y2 - 2y3)
         A partir disso tentei trabalhar com esses dois 'monstros' ,
isolando x numa e inserindo na outra, mas não fiz muitos progressos.. Não
há alguma outra maneira de demonstrar que o Baricentro de um triângulo
sempre corresponde a média simples de x e y?

grato pela atenção..

"Against stupidity, the Gods themselves contend in vain",
     Friedrich von Schiller's
-
[]'s
{O-Grande-Mentecapto}