Sent: Sunday, November 04, 2001 8:16 PM
Subject: ajuda feira de ciencias

Olá colegas da lista...
Estou fazendo um projeto pra feira de ciências, estou querendo falar de forma mais ou menos intuitiva sobre a maneira como Euler resolveu o problema das pontes de Kornisnberg (acho que escrevi errado neh #), e a partir daí mostrar que sao impossíveis fazer aqueles desenhos que geralmente uns espertinhos nos pedem para fazer sem tirar o lápis do papel e sem traçar duas vezes a mesma curva... como o do quadrado com semicirculos em lados opostos, o do quadrado com semicirculos em todos os lados e com os os vertices opostos ligados, etc. A partir da idéia de representar as travessias das pontes por letras ABC..., e de q se a figura tem n "arestas" serao necessárias n+1 letras para representar as travessias satisfatoriamente, consegui provar a impossibilidade de desenhar tais figuras e os casos gerais...
Agora será q alguém podia dar umas dicas de como associar essa idéia simples àquele outro probleminha dos serviços representados por 3 pontinhos q devem ser ligados a tres casa, tb representadas por 3 pontinhos, sem que as linhas se cruzem? .     .    .
                           .     .      .             (isso aí ao lado)

abraços e desculpem pelo incomodo
hugo