Re: ajuda feira de ciencias

Pra resolver o problema das pontes, pense que vc só pode passar por um local
que tenha um número PAR de estradas livres(não percorridas) - uma pra entrar
e outra pra sair. Se ele tiver um número ímpar, ela deverá ser a casa de
saída ou de chegada(ou seja, um extremo). Aí vc tem três casos:

1) O número de caminhos em cada lugar é par;
2) O número de lugares com caminhos ímpares é dois;
3) Existe um número diferente de dois de lugares com caminhos ímpares;

Daí, vc vê que, no caso 1, dá pra fazer um circuito fechado(pense que vc
tem seis pontos e que de cada saem quatro estradas: daí, vc pode fazer um
ciclo em todos que vai ter agora só dois caminhos... e aí vc repete! Em
geral, é mais ou menos isso). No caso 2, dá pra fazer um caminho mas ele
não volta ao local de partida, pois dois extremos tem um número ímpar de
estradas(nesse caso, pense como se fosse o outro do qual vc retira um caminho
que liga dois pontos). O caso três é aquele que pedem pra gente desenhar!!!!(e
que acho que caiu numa OBM, acho que 2000, segunda fase e segundo nível...
O Nicolau e outros podem confirmar)

Para o problema dos serviços, ele é um que pede aquela velha fórmula de
Euler relacionando as faces, vértices e arestas de um poliedro. Pense nas
conexões como arestas, um conjunto de três como as faces e os pontos como
arestas. Daí vc vê que não satisfaz a relação de Euler(pq se desse pra fazer
sem cruzar essa seria uma planificação de um sólido) Acho que isso saiu
em alguma RPM...Se eu achar eu falo pra vc...

Falows