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Re: Unicamp: Ensino Medio?!



Concordo plenamente. Mas por que tiraram limites, derivada e integral ao
invés de determinantes, nos vestibulares? Por que não pedem coisas mais 
"aplicáveis" ? A idéia de basear o ensino médio baseado no vestibular não é 
absurda, dado que espera-se que o vestibular cobre do aluno aquilo que é 
esperado que ele tenha aprendido no ensino médio. Se quisermos mudar o 
conteúdo do ensino médio, devemos mudar o vestibular.
A proposta de colocar rudimentos de cálculo diferencial e integral no 
vestibular, em lugar de determinantes, continua à tona. Só que não sei como 
os alunos propensos a cursos de humanas e biológicas, e não de exatas, iria 
receber isso.

E estatística? Taí, uma coisa de matemática que é útil, aplicável e todos 
precisam saber, mesmo quem estuda humanas. Podia ser ensinado no ensino 
médio.

Peço desculpas ao prof. Nicolau por ter interpretado mal o que ele disse. 
Descrevi uma opinião minha interpretando, erroneamente, como sendo, também, 
dele.

>From: "David Daniel Turchick" <dturchic@colband.com.br>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: Unicamp: Ensino Medio?!
>Date: Thu, 25 Oct 2001 17:39:36 -0200
>
>Por que não aprendemos aplicações da matemática no colegial? A resposta é
>simples: vestibular.
>
>Pelo menos aqui em São Paulo, a minha impressão é que quase todas as 
>escolas
>tem como idéia de um bom colegial darem tudo o que é pedido no vestibular.
>Não que isso seja um parâmetro ruim, o vestibular realmente deve(ria) 
>servir
>para ver se a pessoa já está ou não apta a continuar estudando. Mas 
>acontece
>que as escolas (pelo menos essa foi a minha experiência) acabam ficando
>muito presas no programa do vestibular, onde se encontra "determinantes", e
>não "limites e derivada".
>
>Se um dia o manual da FUVEST (fundação p/ vestibular da USP e algumas 
>outras
>instituições públicas) disser que o programa da prova de matemática 
>consiste
>apenas em saber o nome dos números naturais, é isso que vai ser dado na
>maioria das escolas, e se disser que cai teoria de grupos e topologia
>diferencial, é isso que será ensinado, criando uma legião de odiadores de
>matemática. Eu sei que exagerei um pouquinho, mas infelizmente, é essa a
>impressão que eu tenho da maioria dos colegiais daqui: cursinhos de três
>anos...
>
>No meu curso, eu achei que ficou faltando um pouquinho de lógica matemática
>e, se eu bem me lembro, muitas demostrações em geometria, por exemplo essa
>do V-A+F=2, que alguém acabou de mencionar na lista. Às vezes, seria bom 
>que
>os professores dessem pelo menos (e em muitos casos somente) uma idéia 
>geral
>da demonstração, não se deve esperar que muitos alunos a faça ou a entenda.
>
>Espero que educação matemática não seja fora de tópico; se for, me
>desculpem!
>
>David
>

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