Re: Unicamp: Ensino Medio?!

Por que não aprendemos aplicações da matemática no colegial? A resposta é
simples: vestibular.

Pelo menos aqui em São Paulo, a minha impressão é que quase todas as escolas
tem como idéia de um bom colegial darem tudo o que é pedido no vestibular.
Não que isso seja um parâmetro ruim, o vestibular realmente deve(ria) servir
para ver se a pessoa já está ou não apta a continuar estudando. Mas acontece
que as escolas (pelo menos essa foi a minha experiência) acabam ficando
muito presas no programa do vestibular, onde se encontra "determinantes", e
não "limites e derivada".

Se um dia o manual da FUVEST (fundação p/ vestibular da USP e algumas outras
instituições públicas) disser que o programa da prova de matemática consiste
apenas em saber o nome dos números naturais, é isso que vai ser dado na
maioria das escolas, e se disser que cai teoria de grupos e topologia
diferencial, é isso que será ensinado, criando uma legião de odiadores de
matemática. Eu sei que exagerei um pouquinho, mas infelizmente, é essa a
impressão que eu tenho da maioria dos colegiais daqui: cursinhos de três
anos...

No meu curso, eu achei que ficou faltando um pouquinho de lógica matemática
e, se eu bem me lembro, muitas demostrações em geometria, por exemplo essa
do V-A+F=2, que alguém acabou de mencionar na lista. Às vezes, seria bom que
os professores dessem pelo menos (e em muitos casos somente) uma idéia geral
da demonstração, não se deve esperar que muitos alunos a faça ou a entenda.

Espero que educação matemática não seja fora de tópico; se for, me
desculpem!

David