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Re: Unicamp: Ensino Medio?!
Em Alexandria, Euclides foi, uma vez, questionado por um aluno sobre qual
era a utilidade do que ele estava ensinando.
Ele expulsou o aluno da universidade imediatamente.
Conclui o ensino m�dio ano passado, e deixei a engenharia aeron�utica para
cursar matem�tica na PUC-rio, seguindo minha voca��o.
O que me levou a me apaixonar pelo assunto, com certeza, n�o foram suas
aplica��es. A matem�tica me despertou interesse atrav�s da beleza das
equa��es e das formas, dos algebrismos habilidosos, dos resultados
inesperados. De sua simetria e coer�ncia. Das hist�rias de g�nio e de paix�o
pela matem�tica dos grandes geometras.
Em minha opini�o, e na de Euclides, � isso que falta ao ensino m�dio.
Mostrar a beleza da matem�tica aos alunos. Claro que esse racionc�nio n�o �
restrito ao segundo grau (j� que a demonstra��o n�o particularizou isso em
nenhm ponto), inclusive, o epis�dio a cima se deu na universidade de
Alexandria.
----- Original Message -----
From: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, October 25, 2001 6:05 PM
Subject: Re: Unicamp: Ensino Medio?!
> On Thu, Oct 25, 2001 at 05:25:36PM +0000, Rogerio Fajardo wrote:
> >
> > Aproveitando que o assunto � Ensino M�dio, concordo com o Nicolau e o
Bruno
> > de que falta motiva��o no ensino de Matem�tica, e todo mundo sai do
ensino
> > m�dio achando que matem�tica � chata, uma por��o de formulinhas e que,
> > principalmente, n�o serve pra nada. Acho que os professores podiam falar
> > mais de aplica��es da matem�tica e que muita coisa que � ensinada no
ensino
> > m�dio poderia ser substitu�da por outras mais interessantes e mais
�teis.
> > Por que n�o se ensina mais limites, derivada e integral no Ensino M�dio?
>
> > >A minha opini�o talvez seja um pouco exagerada, mas eu acho que ou voc�
> > >ensina �lgebra linear direito ou � melhor nem tocar no assunto de
matrizes
> > >e determinantes. Eu me lembro de quando estudei isso no ensino m�dio:
> > >a defini��o de produto de matrizes parecia gratuita, estranha,
artificial,
> > >sem motiva��o nem utilidade. O melhor que o professor tinha a oferecer
> > >era o m�todo de resolver sistemas lineares por elimina��o gaussiana
> > >que na verdade n�o usava nada do pouco que tinhamos aprendido sobre
> > >matrizes.
> > >S� quando fui aprender que uma matriz podia representar uma
transforma��o
> > >linear, ou uma rota��o ou reflex�o, ou uma fun��o de M�bius, ou um
grafo,
> > >s�, enfim, a medida que fui vendo as in�meras aplica��es de matrizes �
> > >que o assunto foi ficando realmente interessante.
>
> Desculpe, mas acho que talvez n�o tenha sido muito claro:
> eu estava falando especificamente do ensino de matrizes e
> determinantes no ensino m�dio e n�o do ensino de matem�tica em geral.
> []s, N.
>