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Re: Unicamp: Ensino Medio?!



Concordo inteiramente com o Rogério. Os programas de vestibular 
determinam o que é ensinado no ensino médio. Os programas são tão 
malucos que, após 11 anos de estudo de Matemática, o jovem ingressa na 
universidade e é incapaz de decidir racionalmente entre uma compra a 
vista ou a prazo. E os que vao ser advogados aprenderam a calcular 
determinantes e a extrair raizes de numeros complexos.
Morgado

Rogerio Fajardo wrote:

> Concordo plenamente. Mas por que tiraram limites, derivada e integral ao
> invés de determinantes, nos vestibulares? Por que não pedem coisas 
> mais "aplicáveis" ? A idéia de basear o ensino médio baseado no 
> vestibular não é absurda, dado que espera-se que o vestibular cobre do 
> aluno aquilo que é esperado que ele tenha aprendido no ensino médio. 
> Se quisermos mudar o conteúdo do ensino médio, devemos mudar o 
> vestibular.
> A proposta de colocar rudimentos de cálculo diferencial e integral no 
> vestibular, em lugar de determinantes, continua à tona. Só que não sei 
> como os alunos propensos a cursos de humanas e biológicas, e não de 
> exatas, iria receber isso.
>
> E estatística? Taí, uma coisa de matemática que é útil, aplicável e 
> todos precisam saber, mesmo quem estuda humanas. Podia ser ensinado no 
> ensino médio.
>
> Peço desculpas ao prof. Nicolau por ter interpretado mal o que ele 
> disse. Descrevi uma opinião minha interpretando, erroneamente, como 
> sendo, também, dele.
>
>> From: "David Daniel Turchick" <dturchic@colband.com.br>
>> Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>> Subject: Re: Unicamp: Ensino Medio?!
>> Date: Thu, 25 Oct 2001 17:39:36 -0200
>>
>> Por que não aprendemos aplicações da matemática no colegial? A 
>> resposta é
>> simples: vestibular.
>>
>> Pelo menos aqui em São Paulo, a minha impressão é que quase todas as 
>> escolas
>> tem como idéia de um bom colegial darem tudo o que é pedido no 
>> vestibular.
>> Não que isso seja um parâmetro ruim, o vestibular realmente deve(ria) 
>> servir
>> para ver se a pessoa já está ou não apta a continuar estudando. Mas 
>> acontece
>> que as escolas (pelo menos essa foi a minha experiência) acabam ficando
>> muito presas no programa do vestibular, onde se encontra 
>> "determinantes", e
>> não "limites e derivada".
>>
>> Se um dia o manual da FUVEST (fundação p/ vestibular da USP e algumas 
>> outras
>> instituições públicas) disser que o programa da prova de matemática 
>> consiste
>> apenas em saber o nome dos números naturais, é isso que vai ser dado na
>> maioria das escolas, e se disser que cai teoria de grupos e topologia
>> diferencial, é isso que será ensinado, criando uma legião de 
>> odiadores de
>> matemática. Eu sei que exagerei um pouquinho, mas infelizmente, é essa a
>> impressão que eu tenho da maioria dos colegiais daqui: cursinhos de três
>> anos...
>>
>> No meu curso, eu achei que ficou faltando um pouquinho de lógica 
>> matemática
>> e, se eu bem me lembro, muitas demostrações em geometria, por exemplo 
>> essa
>> do V-A+F=2, que alguém acabou de mencionar na lista. Às vezes, seria 
>> bom que
>> os professores dessem pelo menos (e em muitos casos somente) uma 
>> idéia geral
>> da demonstração, não se deve esperar que muitos alunos a faça ou a 
>> entenda.
>>
>> Espero que educação matemática não seja fora de tópico; se for, me
>> desculpem!
>>
>> David
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