Re: OBM-u

At 13:45 23/10/01 -0200, you wrote:

>Claro que este teorema pode ser usado mas não acho que a questão fique
>tão trivial assim com este teorema. Lembrando, a questão é:
>
>Seja (epsilon) um número real positivo arbitrário.
>Com centro em todos os pontos do plano com coordenadas inteiras,
>traça-se um círculo de raio (epsilon).
>Prove que toda reta passando pela origem
>intercepta uma infinidade desses círculos.
>
>[]s, N.

Basta provarmos que {an}<epsilon (a é irracional)  tem infinitas soluções
({an} e´a parte fracionária de an=an-[an]) pois se n_0 é solução de
{an}<epsilon, o ponto (n_0, an_0) dista menos de epsilon de um ponto P de
coordenadas inteiras, logo a bola de raio epsilon em torno de P intercepta
a reta y=ax.

Mas, com o teorema da equidistribuição, sabemos que A(N)/N tende a epsilon,
onde A(N) é o número de naturais <=N
que satisfazem {an}<epsilon. (talvez o problema seja aqui, vou ver o
enunciado formal do teorema depois)

Aí é claro que A(N)->infinito, e acabou!

(está errado?)

Bruno