Re: OBM-u

On Tue, Oct 23, 2001 at 09:01:28AM -0200, Bruno Fernandes Cerqueira Leite wrote:

> Podia usar o teorema da equidistribuição de {an} (a irracional, n natural)
> mod 1 na questão 2?
> Acho que se pudesse usar a questão ficaria quase trivial! (eu, por via das
> dúvidas, não usei)
>
> O teorema acima diz o seguinte (informal): a probabilidade de vc ter
> x<{an}<y é y-x.
> ( onde {x}=x-[x] é a parte fracionária de x.) Isso mostra que a sequência
> {an} é equidistribuida em [0,1).

Claro que este teorema pode ser usado mas não acho que a questão fique
tão trivial assim com este teorema. Lembrando, a questão é:

Seja (epsilon) um número real positivo arbitrário.
Com centro em todos os pontos do plano com coordenadas inteiras,
traça-se um círculo de raio (epsilon).
Prove que toda reta passando pela origem
intercepta uma infinidade desses círculos.

[]s, N.