Re: Questao 5 do nivel 2=questao 4 do nivel 3

On Thu, Sep 13, 2001 at 01:33:58AM +0000, Fernanda Medeiros wrote:

>    Olá,
> Desculpa mas não concordo com a posição tomada pela comissão...Acho que ela
> vai mais prejudicar do que ajudar, pois creio que a grande maioria  das
> pessoas identificou mais ou menos o erro e viu que seria perda de tempo
> tentar resolvê-la, de modo que ela foi "deixada de lado"....De fato, a
> decisão vai prejudicar não só a mim como a grande maioria das pessoas que
> pensou deste mesmo jeito(e com certeza foram muitas pessoas!)
>     Fê

Você tem todo o direito de discordar e expressar a sua opinião.
Mas já que você o faz eu repito o que o Fred já falou:
não se deve deixar de lado uma questão de olimpíada por
só se saber fazer um ou alguns casos; se você só souber fazer
alguns casos você deve escrever os casos que sabe e deixar claro
que sabe que está fazendo apenas alguns casos e que não teve tempo
para fazer os outros. Muitos alunos nesta questão fizeram exatamente
isto e ganharam 10 pontos: eles claramente merecem receber mais pontos
do que quem não escreveu nada. É claro que eles merecem ganhar *menos*
do que os alunos que corretamente estudaram todos os casos: idealmente,
quem fez o caso "principal" (ou seja, fez o que está no gabarito oficial
que foi distribuído junto com a prova) deveria receber uma pontuação
intermediária, talvez 7 pontos, e só deveria ganhar 10 pontos quem
estudou todos os casos --- seria, entretanto, inviável transmitir esta
informação a tempo para as escolas e também seria inviável recorrigir
todas as provas. Note, aliás, que existem vários casos de alunos que
estudaram corretamente todos os casos. Se eu bem entendi, a sua opinião
é a de que a questão deveria ser anulada: esta não foi a opinião de nenhum
membro da comissão.

De qualquer forma, boa sorte para você e para todos os participantes!

[]s, N.