Re: Como provar que E=1/2(mv^2)?

> O que precisa ser verificado experimentalmente ou demonstrado
> (a partir das leis de Newton ou algum outro conjunto de leis
> tomadas como 'axiomas') é que existe conservação de energia.
> Para que isso faça sentido é preciso definir outras formas de energia
> (por exemplo, a energia potencial de um campo gravitacional)

Eu até acho que o principio da conservação de energia não pode ser
"desprovado".
Sempre que algum fenomeno parece contrariar a conservação, nós inventamos,
definimos, uma nova forma de energia:
Quando um corpo cai, partindo do repouso, sua energia cinetica está
aumentando, não está sendo conservada. Então nós pegamos e inventamos a
"energia potencial gravitacional" para "restaurar" o nosso principio... e
assim por diante.

As coisas começam a ficar estranhas e interessantes na teoria da
relatividade, já que todas essas energias, definidas simplesmente para
facilitar alguns calculos (através da conservação de uma certa quantidade
associada a um sistema), passam, por E=mc^2, a ter uma influência mais ativa
no sistema. As energias potenciais (antes meros artificios) passam a "ter
peso", são atraidas gravitacionalmente. Mas isso exige que descubramos uma
resposta para  a seguinte pergunta: Onde estao localizadas essas energias
potenciais? O que nos leva a necessidade de um conceito de densidade de
energia...
(Estou fortemente desconfiado que o conceito de densidade de energia é
inconsistente com qualquer teoria que trate a força gravitacional como uma
força "comum", como na teoria newtoniana ou como a força eletrostatica.
Sendo assim, o conceito de densidade de energia exigiria uma nova teoria de
gravitação, como a relatividade geral com seu espaço-tempo curvo...
Mas eu ainda não estudei relatividade o suficiente...)

Até mais...

<Bruno Woltzenlogel Paleo>