Re: Como provar que E=1/2(mv^2)?

> Ha uma maneira de fazer que nao tenho tempo de explicar aqui agora.
> A ideia eh usar graficos e usar que a area debaixo de um certo grafico
(que
> serah um triangulo)
> eh metade da base pela altura. No fim de semana eu faco.

O grafico da velocidade em função do tempo num movimento uniformemente
acelerado será um trapezio (um triangulo se voce assumir velocidade inicial
0 para facilitar) e voce terá duas equações:

1)     v = v0  +  a.t
2)     s - s0 = (v + v0).t / 2

Isolando o tempo na primeira equação e substituindo na segunda, obtem-se a
equação:

3a)  v^2 = (v0)^2 + 2.a.(s-s0)

Multiplicando por m/2:

3b)  (mv^2)/2  =   [m(v0)^2]/2  +  F . (s-s0)

Agora é só uma questão de olhar pra equação e dar nomes aos termos que
apareceram: Energia Cinetica e Trabalho da força F.
Talvez não seja uma questão de provar a expressão para energia cinetica, mas
sim de simplesmente dar um nome a essa expressão matemática.
Experimentalmente tem-se verificado que uma certa "coisa" tem se conservado
em todos os experimentos feitos até hoje. Deu-se então o nome de "energia"
para essa "coisa". Nas diversas teorias que explicam esses experimentos,
essa "coisa" aparece como uma soma de vários termos, que receberam nomes
como: Energia Cinética, Potencial, de massa de repouso...
Essa é a minha atual ideia a respeito do conceito de energia, que com
certeza é bastante pessoal.

Até mais...

PS: Quão Off-topic é discutir energia cinética na lista da OBM?

<Bruno Woltzenlogel Paleo>