Re: sokoban

Ola Pessoal,

Para efeitos de contraditorio e para que o colega Niski, que propos a
questao, nao se sinta desistimulado em sua louvavel pretensao de formalizar
o jogo de sokoban, e importante que se registre que o interesse em encontrar
um algoritmo para o jogo nao esta, a principio, preocupado com aspectos
operacionais ...

Para a Tecnologia e a para a Pratica as questoes de tempo, eficiencia e
eficacia sao fundamentais e irremediaveis, isto e, em qualquer projeto e
fundamental provar que ele, alem de bom e correto, seja tambem viavel nas
dimensoes do tempo ( vamos gastar um tempo "bem finito" para realiza-lo ? )
e das financas ( Ha dinheiro suficiente pra realiza-lo ? )

Nao me parece que estes aspectos operacionais sejam relevantes  em um estudo
teorico. Sao, sim, nesta dimensao pura e teorica, aspectos de somenos
importancia ... Hoje nos sabemos, pela teoria Teoria da Relatividade Geral,
que podemos causar efeitos temporais sensacionais, tais como aqueles
expressos no paradoxo do gemeos. Nao ha ainda tecnologia para implementa-los
: significa que devemos abandonar tais estudos simplesmente porque eles sao
, atualmente, operacionalmente irrealizaveis ? Evidentemente que nao ! E o
imaginario dos homens que cria a praxis do futuro, assim dizia Gaston
Bachelar !

Se o algoritmo do jogo sokoban que viermos a achar seja de natureza
exponencial ( cresce muito rapido ) ou polinomial ( cresce mais lentamente )
e irrelevante, na dimensao de discussao teorica em que nos encontramos. E
inclusive irrelevante se vamos ou nao achar um algoritmo ... O investimento
da inteligencia em investigar e por si so compensador e louvavel,
independente dos resultados praticos que dai promanem !

Por outro lado, e evidentemente falso e TALVEZ uma demonstracao de pura
prepotencia avaliarmos que qualquer outra(s) mente(s) diferente da nossa nao
possa encontrar algo melhor do que aquilo que conseguimos fazer e que ja
conhecemos : Se aquilo que eu conheco e consigo fazer e so forca bruta DEVO
CONCLUIR que MUITO PROVAVELMENTE alguma outra inteligencia podera e devera
encontrar algo melhor que isso ... Nao o contrario : Pois e isso que a
historia da ciencia vem demonstrando acontecer ao longo dos seculos !

Considere o seguinte problema :

Existe um algoritmo que recebe uma equacao diofantina generica e devolve
sim, caso ela tenha uma solucao no anel dos inteiros, ou nao, no caso
contrario ?

Um Matematico Russo provou que nao existe um tal algoritmo. Significa,
portanto, que jamais existira um programa de computador que implemente este
algoritmo, em tempo polinomial ou nao, qualquer que seja a linguagem.

Nao devemos, portanto, nunca mais estudar  quaisquer equacoes diofantinas
... Ah, eu ia esquecendo ... Nem toda  Matematica  cabe no copinho da teoria
de computacao ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
5,1337,19072001

>From: Fábio Dias Moreira <fabiodias@ieg.com.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: sokoban
>Date: Thu, 19 Jul 2001 01:38:23 -0300

Seja avisado de novas mensagens do Hotmail e use o comunique-se com seus
amigos com o MSN Messenger em http://messenger.msn.com.br