Re: Como provar que E=1/2(mv^2)?

On Thu, Jul 19, 2001 at 12:44:17PM -0300, Bruno Woltzenlogel Paleo wrote:
> (que
>
> O grafico da velocidade em função do tempo num movimento uniformemente
> acelerado será um trapezio (um triangulo se voce assumir velocidade inicial
> 0 para facilitar) e voce terá duas equações:
>
> 1)     v = v0  +  a.t
> 2)     s - s0 = (v + v0).t / 2
>
> Isolando o tempo na primeira equação e substituindo na segunda, obtem-se a
> equação:
>
> 3a)  v^2 = (v0)^2 + 2.a.(s-s0)
>
> Multiplicando por m/2:
>
> 3b)  (mv^2)/2  =   [m(v0)^2]/2  +  F . (s-s0)

> [...]

Estou entrando nesta conversa um pouco tarde.
Achei a resposta do Bruno muito boa mas eu, como matemático,
formularia mais ou menos o mesmo que ele disse (acho) de outra maneira.
Você não pode demostrar nada se não tiver uma definição,
e qual é a definição de energia cinética?
Acho que não há definição mais simples do que mv^2/2.
O que precisa ser verificado experimentalmente ou demonstrado
(a partir das leis de Newton ou algum outro conjunto de leis
tomadas como 'axiomas') é que existe conservação de energia.
Para que isso faça sentido é preciso definir outras formas de energia
(por exemplo, a energia potencial de um campo gravitacional)
e uma explicação completa fica bem fora do nível do ensino médio.
O que um estudante de ensino médio pode e deve saber é usar o conceito
de energia para resolver problemas como o seguinte:

Um carrinho de montanha russa, inicialmente com velocidade 0,
desce uma rampa em forma de [inserir uma curva bem difícil aqui],
terminando seu passeio 10 metros abaixo do ponto inicial.
Se o carrinho é impulsionado unicamente pela gravidade e se
ignorarmos o atrito, determine a velocidade final do carrinho.

Sem o conceito de energia fica tudo dependendo da forma da rampa
e portanto complicadíssimo. Com o conceito de energia é quase fácil demais.

[]s, N.