Re: Desafio: De Tabela p/ Função

    Hmmmm.... De novo eu mandei uma mensagem e acho que ela foi engolida
pelas maquinas...

    Eu tinha escrito algumas sugestoes para FORMULAS que descrevam essa
funcao dada pela tabela. Por exemplo

    x(n)=4+SGN(sin(2nPi/5))

    onde SGN eh a funcao (SINAL DE). Se voce quiser uma formula mais estavel
(importante se o objetivo eh usar um computador), voce pode usar:

    x(n)=4+ROUND(a sin(2nPi/5))

    onde a eh uma constante entre 1.5/sin(2Pi/5) e 0.5/sin(4Pi/5) (vale a
pena notar que a=1 serve). Por exemplo:

    x(n)=4+ROUND(sin(2nPi/5))

    Enfim, se voce preferir uma formula com INT (parte inteira de),
lembre-se de que

    ROUND(x) = INT(x+0.5)

    Assim, x(n)=INT(sin(2nPi/5)+0.5) tambem serve.

    Isso tudo dito.... Voce jah tinha uma expressao simples para a funcao,
dada pela tabelinha (imagino que n soh possa assumir valores de 0 a 5, eh
isso mesmo?). A titulo de curiosidade, por que a gente estava procurando uma
FORMULA? Implementacao no computador?

    Abraco,
        Ralph

P.S.: Eh que eu acho legal a gente lancar essa nocao de que uma FUNCAO pode
muito bem ser determinada por um grafico ou uma tabela, sem uma formula; a
gente aas vezes acaba se prendendo muito aas formulas.... :)