O jogo Vida

Ola Pessoal,

Saudacoes !

A mensagem que apresentei aqui e na qual propus que desenvolvessemos o jogo
vida teve muitas replicas, muitas em off. Recebi e-mail's de muitos colegas,
alguns criticando construtivamente, outros apenas comentando e outros
abordando temas correlatos pelos mais diversos angulos.

Isso demonstra o interesse que o tema desperta; mas, tambem, e um indicativo
do grande espirito de cooperacao e solidariedade que parece existir aqui na
lista. Isso e muito bom. Eu, de coracao, agradeco a todos voces !

Aproveito a oportunidade para dizer que tenho uma certeza e que talvez seja
bom alguns ouvirem : aqui e uma lista de quem gosta de matematica. A pessoa
que tem um pendor para esta ciencia e uma certa habilidade com ela, VAI
ENCONTRAR MUITA FACILIDADE EM APRENDER QUALQUER LINGUAGEM DE PROGRAMACAO E
AS COISAS LIGADAS A INFORMATICA. Essa e a minha certeza !
De forma que quem nao sabe programar pode ter certeza que em poucas semanas
pode dominar a linguagem que quiser. O resto e pratica.

Quem quiser aprender C++, adquira livros do Kris Jamsa ou do Herber Sclitz.
Este ultimo autor tem um livro : "Inteligencia Articial com a linguagem C".
Muito bom. Alem de lhe introduzir em tecnicas de IA, voce vai lidar com
problemas de programacao que se aproximacao mais do "jeito matematico" de
ver as coisas.

Finalmente, gostaria de esclarecer AS REGRAS GERAIS a que me referi.

Nas regras de Conway existem tres acoes : desocupar a casa, ocupar a casa e
nada fazer. Estas tres acoes sao funcao do numero de casas vizinhas
ocupadas. Os modulos que apresentei permitem aplicar QUAISQUER REGRAS em que
AS TRES ACOES ACIMA SAO FUNCAO DO NUMERO DE CASAS VIZINHAS OCUPADAS ! E
indubitavelmente impossivel implementar uma estrutura que implemente
qualquer regra imaginavel simplesmente porque nao podemos mapear a
imaginacao !

EM PRINCIPIO, um Cray e um PC 386 sao absolutamente iguais e equivalentes :
ambos sao maquinas de turing universais ! Eles possuem diferencas meramente
operacionais... Portanto, os modulos do jogo vida nao sao para exposicao ou
competicao em concurso de beleza : sao apenas modulos simplicissimos,
modestissimos, tao somente para investigar a matematica iterativa associada
ao jogo de Conway.

Finalmente, gostaria de evidenciar um fato que me parece interessante :

Considere a configuracao inicial abaixo (1=casa ocupada, 0=casa desocupada )
:

00001
00010
00100
01000
10000

Apos aplicarmos as regras de Conway, qual sera o estado seguinte ?
Muito provavelmente, a resposta sera :

00000
00000
00000
00000
00000

Isto porque : O EFEITO DA ACAO SOBRE UM CASA (OCUPAR,DESOCUPAR,NADA FAZER) E
IMEDIATAMENTE INCORPORAD0 AO TABULEIRO, AINDA NA VIGENCIA DO ESTAGIO DE
VARREDURA EM QUE A CASA FOI ANALISADA. Todavia, NAO HA NENHUM NECESSIDADE OU
IMPOSICAO DE NATUREZA LOGICA (APODITICA) QUE NOS OBRIGUE A TAL
PROCEDIMENTO... Podemos registrar o efeito da acao em uma casa em um segundo
tabuleiro- tabuleiro auxiliar - ,a principio com todas as suas casas
desocupadas, e so apos o atual estagio de varredura transformar o tabuleiro
auxiliar em principal, efetuando entao o novo ciclo de varredura.

Portanto, o efeito de uma acao sobre uma casa pode ter, pelo menos,
REPERCUSSAO IMEDIATA ou nao. Nao havendo REPERCUSSAO IMEDIATA, a resposta a
questao que propomos seria :

00000
00010
00100
01000
00000

Tal como o exemplo sugere, realmente tudo indica que o universo vida gera
formas e efeitos muito mais interessantes em um mundo onde a repercussao nao
e imediata. Por outro lado, sera que ja conceituamos o suficiente par tornar
univoco os efetos da regras ? Eu acho que nao ... a repercussao e apenas um
detalhe ... eu ( que nao sou Hamlet ) acredito que entre esse ceu e essa
terra existem muito mais coisas do que supoe nossa apressada filosofia ...

Bom, se nos ainda nao entendemos os fenomenos matematicos que se passam no
universo vida de forma satisfatoria, como podemos pensar em implementar e
divulgar um programa ? Os bons programas nascem de boas solucoes matematicas

Alguem tem uma ideia de como conceituar com prefeicao esta problematica, de
forma que dai possa derivar um tratamento matematico satisfatorio ?

Um grande abraco a todos
Paulo Santa Rita
3,1501,19062001