Re: RES: Desafio: De Tabela p/ Função

Ola Bruno,

Em verdade, sua questao tem inumeras resposta ... assim, voce nao deve
procurar A FUNCAO : deve procurar UMA FUNCAO ! De forma generica, voce tem
um conjunto de pares ordenados :

(x1,y1),(x2,y2),(x3,y3),...,(xn,yn)

E deseja encontrar uma funcao que passe por eles. Existe alguma forma direta
de encontrar uma funcao? Sim, existe uma enormidade de formas. Vou mostra
aqui uma delas:

Tome a funcao :

H(x)=y1 + K1*(x-x1) +
K2*(x -x1)*(x -x2) +
K3*(x - x1)*(x-x2)*(x -x3) +
Kn-1*(x-x1)*(x-x2)*...*(x-xn-1)

Veja que para x=x1 temos que H(x1)=Y1, como queremos. Para x=x2, fica :
H(x2)=y1 + K1(x2 -x1)

mas sabemos que deve ser : H(x2)=y2. Logo :

y2=y1+K1(x2-x1) logo : K1=(y2 -y1)/(x2-x1)

Se fossem dois pares paravamos aqui. Se forem tres pares, faca :

H(x3)= y1 + k1*(x-x1) + k2(x -x1)(x-x2)

ja conhecemos k1. Basta encontrar K2, substituindo x por x3 e fazendo
H(x3)=y3. E assim sucessivamente para uma quantidade N de pares. Entendeu ?
Assim voce nao fica limitado a advinhar a funcao.

Um abraco
Paulo Santa Rita
7,2230,16062001