Re: OBM 1 Fase.

On Wed, 13 Jun 2001, joao dias wrote:

> A Olimpíada de Maio é a primeira do ano. Para os alunos que queiram
> participar pela primeira vez do nível 1 e que nunca participaram da
> OBM,as portas foram fechadas.  Vale lembrar que alguns alunos que
> participaram da Olimpíada de Maio como sua primeira
> olimpiada,conquistaram medalhas.  Imagino o trabalho que dá a correção
> das provas em grande quantidade. Sei que os Professores, Coordenadores
> regionais e o Coordenador geral, usam o seu tempo em detrimento do seu
> lazer e da Família,mas  permitir que só premiados na OBM participem da
> [...]

Repetindo, a decisão de fechar a olimpíada de Maio foi baseada nas
seguintes considerações:

* a olimpíada de Maio é elaborada tendo em mente um aluno mais experiente;
* a olimpíada de Maio é um evento internacional e não podemos portanto
  alterar seu calendário ou seu perfil;
* na Argentina, o país que começou a olimpíada de Maio, esta olimpíada
  é apenas para alunos que já tenham se destacado anteriormente em
  alguma outra olimpíada (mas não sei as regras exatas);
* muitas escolas mandavam alunos sem nenhuma experiência participarem da
  olimpíada de Maio e quando o resultado era (previsivelmente) decepcionante
  decidiam não participar de mais nenhuma olimpíada de matemática
  (note que isto ocorria por pura confusão de parte das escolas
  e não como uma opção sériai; esta confusão era agravada exatamente pelo
  fato da olimpíada de Maio ocorrer pouco antes da 1a fase da OBM);
* existe um número grande de olimpíadas de matemática muito mais adequadas
  ao grande público de alunos que nunca participaram de nada antes,
  em particular a própria OBM.

[]s, N.