Re: OBM 1 Fase.

On Tue, 12 Jun 2001, Paulo Jose Rodrigues wrote:

> [...]
> dificuldade adequada.
>
> O conjunto de toda a prova foi "pesado", principalmente no nível 1 e algumas
> pontos me chamaram atenção:
>
> 1) O problema das correntes.
> Um belo problema mas da maneira como proposto inedequado para a 1a fase.
> Esse problema ficaria muito bem numa prova de segunda fase na qual o
> candidato deveria explicar o por que do mínimo. A grande maioria dos alunos
> se limitou a imaginar a situação mais "normal", o que era de se esperar para
> uma prova de 1a fase. O único aluno que resolveu a questão disse que já

Nossa intenção ao propor esta questão foi mesmo a de propor uma questão
difícil mas que não tem nenhum prerequisito matemático.
Parece-me bem mais técnico e trabalhoso provar que a solução
é mínima do que encontrar a solução mínima.
Eu jamais aceitaria que uma questão destas entrasse na 2a fase
pois saberia que a correção seria muito difícil
mas acho que ela poderia em princípio ter entrado na 3a fase.
Eu continuo achando esta questão ideal para uma prova de múltipla escolha.

> 2) O grande número de problemas comuns aos níveis 2 e 3
> A idéia de colocar problemas comuns em mais de um nível é interessante mas
> nesse caso acredito que o número foi excessivo: 17 problemas.

Talvez. Acho que a pergunta mais séria é se com isso a prova do nível 2
ficou difícil demais, o que parece ser a sua opinião.

> 3) O problema 17 (nível 1) - 14 do nível 2 já caiu exatamente do mesmo jeito
> na prova de 99

Acho que isto foi uma distração nossa. Mas não é mau que questões sejam
repetidas ocasionalmente,

> 4) Vários problemas não são tão difíceis mas exageram na linguagem,
> principalmente no nível 1. Por exemplo, o problema 15 do nível 2 (10 nível
> 3) fala em "número máximo de regiões". Não seria bom nesse caso um exemplo?

Esta questão da linguagem, especialmente nos níveis mais baixos,
é sempre muito difícil. Muitas questões interessantes são eliminadas
no processo de preparação da prova exatamente por não admitirem enunciado
satisfatório.

Obrigado pelos comentários, []s, N.