Re: OBM 1 Fase.

Concordo com Marcelo e Henrique, a prova da 1a fase desse ano foi muito mais
difícil do que a de anos anteriores.

É verdade que não é nada fácil fazer uma prova nesse estilo com a
dificuldade adequada.

O conjunto de toda a prova foi "pesado", principalmente no nível 1 e algumas
pontos me chamaram atenção:

1) O problema das correntes.
Um belo problema mas da maneira como proposto inedequado para a 1a fase.
Esse problema ficaria muito bem numa prova de segunda fase na qual o
candidato deveria explicar o por que do mínimo. A grande maioria dos alunos
se limitou a imaginar a situação mais "normal", o que era de se esperar para
uma prova de 1a fase. O único aluno que resolveu a questão disse que já
conhecia uma parecida.

2) O grande número de problemas comuns aos níveis 2 e 3
A idéia de colocar problemas comuns em mais de um nível é interessante mas
nesse caso acredito que o número foi excessivo: 17 problemas.

3) O problema 17 (nível 1) - 14 do nível 2 já caiu exatamente do mesmo jeito
na prova de 99

4) Vários problemas não são tão difíceis mas exageram na linguagem,
principalmente no nível 1. Por exemplo, o problema 15 do nível 2 (10 nível
3) fala em "número máximo de regiões". Não seria bom nesse caso um exemplo?

Lembro que realmente não é nada fácil fazer uma prova de 1a fase; nos
Estados Unidos a prova da 1a fase (AHSME) demora cerca de 2 anos para ser
elaborado. Aliás, o processo de elaboração dessa prova é descrito no
prefácio do "The Contest Problem Book VI".

Paulo José