Re: OBM 1 Fase.

----- Original Message -----
From: Nicolau C. Saldanha <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, June 12, 2001 2:11 PM
Subject: Re: OBM 1 Fase.

> Confesso que não entendi bem o seu pensamento neste último parágrafo.
> Você está falando de níveis ou fases?
>
> Outros membros da lista, por favor, queremos ouvir suas impressões.
> []s, N.

   Acho que não fui claro mesmo. Quando eu comparei as questões de 1a. fase
com as de 2a. fase eu estava querendo mostrar que a segunda fase está se
tornando redundante, pois a imensa maioria dos alunos que acertam mais de
70% na primeira fase acabam por também acertar a mesma porcentagem na
segunda fase e passam para a terceira, e os alunos que fazem entre 50% e 70%
na primeira fase (e passam, pois a nota de corte é mais ou menos 50% das
questões) dificilmente conseguem passar para a terceira fase, pois a nota de
corte para a terceira é mais de 70% da prova da segunda fase. Na minha
opinião isto ocorre pois o nível de dificuldade (e até o estilo) das
questões das duas primeiras fases está muito parecido, implicando que o
aluno tenha um desempenho muito semelhante nas duas primeiras fases.

   Para acrescentar, eu falei hoje pelo telefone com outros professores que
aplicaram a OBM e eles estavam preocupados pois os resultados dos níveis 1 e
2 dos alunos de suas escolas foram muito ruins quando comparados com os
resultados do ano passado. Inclusive alunos que tiveram bons resultados ano
passado (chegaram à terceira fase) reduziram bastante seu percentual de
acerto. Sinceramente espero que em outras regiões do Brasil com mais
tradição na OBM o resultado tenha sido melhor, pois se manter o que está
acontecendo em Belém o resultado não vai ser nada bom.

   Outra curiosidade foi o que aconteceu no nível 2 em meu colégio, onde as
maiores notas (por volta de 8 ou 7) foram dos piores alunos da oitava série,
pois estes sabem chutar as questões (coisa que eu nunca aprendi), enquanto
que um aluno bom vai tentar resolver o problema e acaba resolvendo errado,
marcando assim uma alternativa incorreta, mas que ele tinha certeza que era
a que estava certa (pois ele tentou calcular e chegou a algum dos valores
que estavam nas alternativas), ou seja, com o nível de dificuldade da prova
deste ano do nível 2 o bom aluno tem menos chance de acertar do que o mal
aluno.

Até mais,
Marcelo Rufino de Oliveira