Re: Parte inteira - insistente

Ola Luis Lopes, Villard e
demais colegas da Lista :

Saudacoes !

Tambem achei este problema sobre a serie dos inversos dos numeros de
Fibonaci, interessante ... Nao me lembro de sua publicacao em algum momento
anterior.

Acredito que uma observacao do Villard, em essencia, resolveu a questao,
cabendo-nos agora tao somente detalhar sua implicacoes. Eu nao levarei a
solucao ate o final, mas vou indicar um caminho segura para se chegar a
isso.

Antes gostaria de Citar um Livro :

A Divina Proporcao
(Subtitulo : Um ensaio sobre a beleza na Matematica)
H.E. Huntley
Editora Universidade de Brasilia.

Neste livro existe muita coisa interessante sobre o trio amoroso : numero de
ouro, divisao em media e extrema razao e numeros de Fibonaci. So para aticar
a curiosidade, alguem conhece uma sequencia infinita, nao constante, que
seja simultaneamente progressao geometrica e aritmetica ? Vale a pena le-lo
!

Seja { 1, 1, 2, 3, 5, ..., Fn, ... } a sequencia de Fibonaci. Todos nos
conhecemos a formula de recorrencia para esta sequencia :

Fn+2 = Fn+1   +   Fn.

A sequencia que interessa e : { 1, 1, 1/2, 1/3, 1/5, ..., 1/Fn, ... }. Vou
representar um termo generico desta sequencia por Gn. Assim : Gn = 1/Fn.

Convencionando que “RZ_2(5)” representa a “raiz quadrada
de cinco”, o numero fi - que muitos chamam de “numero de
ouro” e que aqui sera representado por H – pode ser expresso
como :

H = ( ( 1  +  RZ_2(5) ) / 2 ). Daí seque que :  (–1) / H = ( ( 1  -
RZ_2(5) ) / 2 )

Sabemos que Binet mostrou que :

Fn = ( 1 / RZ_2(5) )*( H^n   -   (-1/H)^n ). Daqui sai facil que  : LIM
Fn+1/Fn = H. E como Gn=1/Fn, segue que Gn+1 / Gn = Fn / Fn+1. Portanto : LIM
Gn+1/Gn = 1/H. Ora, claramente que H > 1 e, portanto : LIM  Gn+1/Gn = 1/H <
1.

O fato de LIM Gn+1/Gn = 1/H, implica que a serie  Gn : 1 + 1 + 1/2 + 1/3 +
1/5 +  ... + 1/Fn + ...  é absolutamente convergente. Sendo seus termos
todos positivos ... ELA E CONVERGENTE !

Agora, a pergunta mais dificil : CONVERGE PRA ONDE ? PRA QUE NUMERO ?

O fato de LIM Gn+1/Gn = 1/H, mostra que para &#8220;n&#8221; suficientemente
grande, a sequencia :

Gn, Gn+1, Gn+2, ...

Se comporta como uma PG infinita com razão menor que um. A titulo de
visualizacao, calculei G31/G30 = 0.6180355 ... e G30/G29 = 0.6180355 ... (
igualdade até a 6 casa apos o ponto decimal ! ).

Podemos dizer, pois, numa primeira aproximacao, que a sua serie pode ser
somada como seque :

S=G1+G2+G3+...+Gk-1 + {PG infinita de primeiro termo Gk e razao 1/H}. isto e
:
S=G1+G2+G3+...+Gk-1 +  Gk / ( 1 &#8211;  (1/H) ).
S= G1+G2+G3+...+Gk-1 + (H / ( H &#8211; 1) )*Gk

A ideia acima, expressa pelo colega Villard, encerra a essencia da questao.
O nosso proposito e, evidentemente, expressar S em funcao de alguma coisa
conhecida. Assim, definimos a funcao :

S(k)= G1 + G2 + G3 + ... + Gk-1 + (H / ( H &#8211; 1) )*Gk

Não adianta pensar em calcular o valor do limite quando K tende ao infinito,
dado que isto implicaria em zerar Gk e, portanto, eliminar o fator constante
(H / ( H &#8211; 1) ) e voltariamos a ter que enfrentar o problema cru e
intratavel diretamente. Todavia, e certo que existe um MELHOR VALOR DE ( ou
EM FUNCAO DE ) K. Como Determinar este valor ?

MINHA IDEIA

Este melhor valor e o torna a diferenca entre S(K) e S ao menos um MINIMO,
senao zero. Na diferenca os termos significativos da serie irao desaparecer,
o que tornara as coisas mais faceis.

Eu penso que daqui em diante as coisas ficam mais simples. Algum colega
(talvez Villard ou Luis Lopes ou Duda ou Bruno ) pode querer completar as
coisas e determinar K. E legal !

Um abraco a todos
Paulo Santa Rita
4,1532,18042001