Re: Radioatividade

Embora a explicaçao de JP esteja otima (como tudo o que ele faz), vou
aproveitar a chance oferecida pelo Jorge na parte 2 do seu correio.
Conforme Jorge disse 1/2 dos atomos vivem entre 0 e T (aqui T eh a meia
vida), 1/4 vivem entre T e 2T, 1/8 vivem entre 2T e 3T, etc.
A vida media e algo entre 0.1/2+T.1/4+ 2T.1/8+... = T e
T.1/2+2T.1/4+3T.1/8+...=2T.
Para calcular cada uma dessas somas basta chama-la de S, calcular S/2 e
subtrair. Obtem-se uma PG.

Portanto, a vida media eh aproximadamente 1,5T=
1,5.ln2/k que eh aproximadamente 1,04/k. Eh claro que usamos uma
aproximaçao grosseira , mas deve servir para o Jorge se convencer que
nossa intuiçao de que a vida media e mais curta (eh a mesma intuiçao que
eu tinha quando estudava Quimica no cientifico) esta errada.
Morgado