Re: Radioatividade

----- Original Message -----
Sent: Saturday, November 25, 2000 3:38 PM
Subject: Re: Radioatividade

Pode-se interpretar esta "vida media" como uma media ponderada: uma especie de tempo "vivido", ponderado pela proporcao de massa existente m(t)/m(0) durante esse tempo.
Se voce dividir o intervalo de tempo [0;T] em n subintervalos de mesmo comprimento deltat=T/n, imaginar que nesses intervalos m nao varia muito e portanto pode ser aproximado por seu valor em um ponto qualquer do intervalo, a media ponderada de que falei serah a soma dos produtos de m(t)/m(0) por deltat de 0 a T. Fazendo deltat tender a 0, isto eh a integral de 0 a T de (m(t)/m(0)) dt, que eh: [1 - exp(-kT)]/k.
Fazendo agora T tender a infinito, isto dah 1/k.
JP

Eu achei interessante esse conceito de vida media, mas acho que ele nao faz sentido (aparentemente ele calcula o tempo que a massa deveria sobreviver sem se alterar para que o produto (massa)x(tempo) fosse igual ao produto de (massa decaindo exponencialmente)x(tempo infinito) - para que serve isso?) ... Eu tentei calcular algo do tipo
"Se um atomo tem k de chance de decair em um segundo, quanto tempo espera-se que um corpo com n atomos sobreviva antes de ter decaido por completo?"
mas a integral foi muito complicada para mim(os que jah estudaram Calculo avancadissimo devem consiguir integrar).

Ps1: Lembre-se de que calcular o que eu pedi tem um ponto a mais de dificuldade: o decaimento nao eh continuo, ou seja, se voceh depois de muitos anos ficar soh com dois atomos, voceh nao vai ver os dois atomos se reduzirem a 1,8 atomo, depois 1,76 atomo, e assim por diante.
Ps2. Eh intuitivo usar "valor esperado" para saber, por exemplo, que nenhuma loteria vale a pena, ou que nenhum seguro vale a pena. Mas qual eh a definicao formal de valor esperado?