De: Rodrigo Villard Milet <villard@vetor.com.br>
Para: Obm <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Sábado, 25 de Novembro de 2000 14:04
Assunto: Fibonacci mais Pascal

Uma vez, vi uma curiosidade no triângulo de Pascal que me assustou bastante. É o seguinte : Trace diagonais da direita para a esquerda e de cima pra baixo ( Iguas ao do diagrama de Linus Paulin ) no triângulo de Pascal e anote a soma dos termos de cada diagonal.
1
1  1
1  2  1
1  3  3  1
1  4  6  4  1
1  5 10 10 5 1
A primeira diagonal tem apenas o 1. Soma = 1
A segunda tem apenas o 1. Soma = 1
A terceira tem dois 1`s. Soma = 2
A quarta tem um 2 e um 1. Soma =3
A quinta tem dois 1`s e um 3. Soma = 5
E, surpreendentemente, vemos que a Sequência de Fibonacci ressurge no triângulo de Pascal. Será que alguém pode provar isto pra mim ??
 Abraços,
      ¡ Villard !