Re: Ainda em tempo: ...Re: Lógica?! Porém....

Olá Thomas,

    Embora possam ser prováveis, nenhuma alternativa, exceto a 'c' é
necessariamente verdadeira. Mas a 'c' é impossível de ser falsa. Sabemos que
existem 12 meses, e uma pessoa faz aniversário, necessariamente, em um mês.
Suponhamos que, dessas 15 pessoas, todas façam aniversário em meses
diferentes. Vamos provar por absurdo de que isso é impossível. Enumeremos as
pessoas. A 1ª dessas 15 pessoas faz aniversário num dos 12 meses. A 2ª
pessoa, não pode fazer aniversário no mesmo mês da 1ª (essa é a hipótese que
estou fazendo). Logo, ela só tem 11 meses possíveis de fazer aniversário.
Assim, sucessivamente, a 12ª pessoa faz aniversário no único mês que sobrou
(tem que ser diferente das outras 11). A 13ª pessoa não tem mais opção,
sendo obrigada a fazer aniversário no mês em que alguém que já faz.
Prova-se, assim, de que é impossível os 15 fazerem aniversário em meses
diferente. Ou seja, existem duas (ou mais, não estou dizendo que existem só
duas, mas que existem duas) pessoas, dessas quinze, que fazem aniversário no
mesmo mês.
    Não sei se isso satisfaz o rigor que vc está pedindo. Esse é um ponto
delicado da matemática, principalmente da Lógica e Teoria dos Conjuntos. Uma
demonstração matemática exige um rigor que, muitas vezes, é exagerado. Esse
tal de Dirichlet (que também nunca ouvi falar) deve ter feito uma
demonstração absolutamente técnica dessa propriedade. Se vc invocar muito
com rigor em demonstrações matemáticas, vc nunca vai se contentar com
nenhuma delas. Como Bertrand Russel e Alfred North Whitehead, que quiseram
fazer uma Matemática tão perfeita e rigorosa, que na página 362 do livro
Principia Mathematica, após símbolos ininteligíveis, provaram o magnífico
teorema de que 1+1=2.

                                              Rogério