RPm realmente polêmica

O que o J.P. disse me deixou confuso. Ele disse que, assim como eu estava
dizendo, o quadrado de um segmento varia (em seu tamanho real, não apenas no
número real que, associado a um segmento de medida, nos mostra um segmento).
O problema é que imagine dois segmentos de medida 10U. Se um é multiplicado
pelo outro, não deveríamos ter como resultado 100(U²), e se trocarmos a
medida por 20 (U/2), 400 (U²/4) = 100U²? Estou confuso!
Ps. O símbolo ao lado de "U", se a mensagem chegar truncada, é "expoente 2".