Re: Permutações caóticas

On Thu, 17 Aug 2000, Jorge Peixoto  Morais wrote:

> Nicolau, eu achei estranha a pergunta que você fez, pois você, em um e-mail,
> é quem me ensinou o que é permutação caótica quando eu estava na sétima. A
> sua definição foi exatamente igual (até as palavras foram semelhantes) à do
> Marcos Paulo. E, se o conjunto tem elementos repetidos, dois elementos iguais
> não podem (na minha definição) ocupar o lugar um do outro nem o lugar
> original.

As dúvidas surgem por causa dos elemento repetidos.

> Por exemplo, em {a,a,a,b,b,c} as possibilidades são  6, pois os 3
> elementos "a" têm que ir para as posições finais, e qualquer permutação de 3
> elementos iguais em três lugares possíveis é a permutação identidade. Os "Bs"
> e o "c" podem ficar em qualquer dos 3 primeiros lugares, o que dá 3!=6
> possibilidades.

Esta resposta por exemplo eu não entendi.
A única formulação que até agora me foi clara foi quanto ao número
de anagramas de uma dada palavra tais que em uma dada posição
a letra que aparece na palavra original e no anagrama devem ser distintas.
Ainda estou devendo resposta.

[]s, N.