[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: Sugestao



Ola Pessoal,
Tudo legal ?

As observacoes do Colega Alex sao, ao meu ver, muito boas.
Eu me associo a ele na defesa da Tese de que a Lista nao
deve ser dividida, sob pena de se enfraquecer e, em
consequencia, ter um futuro incerto...

Penso que a Evolucao Natural de "Nossa Lista" e
transformar-se num Site, onde deverao estar incorporadas
alguma(s) das seguintes conquistas :

1) Uma notacao matematica padrao, o que facilitara a
comunicacao e o entendimento

2) Recursos Graficos, com quais questoes Topologicas,
Geometricas e de teoria dos Grafos ganharao um espaco melhor
para serem apresentadas e resolvidas

3) bancos de questoes propostas e de artigos.

4) Um Chat no qual poderiamos conversar quanto dispusessemos
de tempo.

Ao meu ver, a imensa maioria das questoes propostas na
"Nossa Lista" sao relativas ao Nivel Medio, puxando um pouco
os assuntos. So a titulo de exemplificacao lembro que aquilo
que na Universidade se chama "Calculo 1" aparece em Grande
Parte em alguns bons Livros de nivel medio. Ora, um
estudante que se propoe a participar de Olimpiadas nao pode
se limitar a dimensao superficial com que e tratada a
matematica na imensa maioria dos demais livros ...

Uma pessoa que se limita a fazer exercicios que aparecem nos
livros sempre sera superficial em qualquer assunto... A
pessoa deve aprender a pensar por si mesma, propor questoes
desafiadoras para si mesmo, correr atras de sua curiosidade
e lutar bravamente contra a ignorancia : o caminho para uma
compreensao profunda consiste em 90% de transpiracao e 10%
de inspiracao : Esse e o papel da lista, vale dizer, nos
iniciar na arte sagrada do pensamento !

Eu tenho aprendido  muito aqui e sinceramente agradeco a
Deus e aos prof por tela encontrado.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
5,1831,17082000






On Thu, 17 Aug 2000 14:25 +0000
alexv@esquadro.com.br wrote:
>Oi gente,
>gostaria de fazer algumas considerações:
>
>1) Sou universitário (apesar de já não estar naquela idade
>"padrão" para 
>universitários) e por considerar o meu nível de
>conhecimento razoável, 
>resolvi entrar para a lista exatamente para aprimorar
>esses conhecimentos, 
>através principalmente dos conhecimentos de professores e
>dos jovens 
>colegas "olímpicos" . Considero que em alguns casos os
>jovens "olímpicos" 
>(claro, geralmente os de nível médio) possuem conhecimento
>e experiência 
>matemática bem maior do que o de muitos universitários ;
>
>2) Acho que se deve tomar cuidado para, em meio dessa
>discussão da lista, 
>não discriminar os colegas universitários.  O que acho que
>falta é uma 
>certa "experiência" para saber se uma solução (mesmo que
>correta)  ou se 
>um certo assunto se adequa à um determinado público e é
>nesse ponto que 
>acho que está a discórdia. Por exemplo, ontem um colega me
>pediu para 
>demonstar o cálculo da área de uma elipse, e eu só lembrei
>por cálculo 
>diferencial mas ele queria mostrar isso para um grupo de
>alunos de nível 
>médio.  Seria inviável ! Aí tive que pesquisar, e isso me
>reavivou 
>conhecimentos. Certa vez enviei uma solução de uma questão
>para a lista 
>(um cálculo de limite sem usar L'hopital. Usei séries...)
>e como não vi 
>comentários achei que pudesse ter errado e questionei, e o
>Nicolau me 
>respondeu: "Sua solução está correta, seria a que um
>profissional , um 
>matemático, daria. Esse talvez seja o problema". Foi aí
>que eu percebi que 
>cometia esse erro, que usava um conhecimento que não era
>adequado à 
>audiência da lista para resolver o problema.
>
>3) Concordo que para a lista não se deve enviar questões
>de nível 
>universitário, mas as dúvidas aparecem e os professores
>estão à disposição 
>(e com disposição) aqui, então o que fazer?.  Aqui se
>fomenta a discussão 
>em matemática, que em muitas vezes não acontece em meios
>acadêmicos, tenho 
>aprendido e muito com colegas de nível médio, de nível
>universitário e com 
>professores aqui na lista. E acho que a divisão da lista,
>ao invés de 
>solucionar, trará mais problemas.
>
>Concordo com a proposta de identificação do nível no
>assunto ou no início 
>da mensagem.
>
>Achei que devia  dizer isso...
>[]'s
>Alexandre Vellasquez
>===================================================
>
>>Caros colegas,
>>Realmente acho que a lista passou de complemento a
>olimpicos para ajuda 
>para
>>universitarios...
>>Vi um exemplo quando um menino perguntou alguma coisa
>trivial sobre senos 
>e
>>foi respondido com limites, derivadas e funcoes... e
>varias vezes questoes
>>triviais sao ignoradas por nao interessar aos mais
>experientes, e os menos
>>experientes nao responder por ter medo de estar errado em
>uma coisa tao
>>trivial...Nao sei se é verdade, mas eu por exemplo sinto
>receio de 
>colaborar
>>pois sei que o meu nivel esta a abaixo e qualquer coisa
>que eu falar vai 
>ser
>>superposta por uma resolucao superior... Nao sei, talvez
>esteja 
>exagerando,
>>mas que essa lista virou quase exclusivamente ajuda para
>universitarios
>>virou...
>>Grato pela atenção,
>>Carlos Stein 
>

                    
________________________________________________
Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/