Re: Sugestao

Oi gente,
gostaria de fazer algumas considerações:

1) Sou universitário (apesar de já não estar naquela idade "padrão" para
universitários) e por considerar o meu nível de conhecimento razoável,
resolvi entrar para a lista exatamente para aprimorar esses conhecimentos,
através principalmente dos conhecimentos de professores e dos jovens
colegas "olímpicos" . Considero que em alguns casos os jovens "olímpicos"
(claro, geralmente os de nível médio) possuem conhecimento e experiência
matemática bem maior do que o de muitos universitários ;

2) Acho que se deve tomar cuidado para, em meio dessa discussão da lista,
não discriminar os colegas universitários.  O que acho que falta é uma
certa "experiência" para saber se uma solução (mesmo que correta)  ou se
um certo assunto se adequa à um determinado público e é nesse ponto que
acho que está a discórdia. Por exemplo, ontem um colega me pediu para
demonstar o cálculo da área de uma elipse, e eu só lembrei por cálculo
diferencial mas ele queria mostrar isso para um grupo de alunos de nível
médio.  Seria inviável ! Aí tive que pesquisar, e isso me reavivou
conhecimentos. Certa vez enviei uma solução de uma questão para a lista
(um cálculo de limite sem usar L'hopital. Usei séries...) e como não vi
comentários achei que pudesse ter errado e questionei, e o Nicolau me
respondeu: "Sua solução está correta, seria a que um profissional , um
matemático, daria. Esse talvez seja o problema". Foi aí que eu percebi que
cometia esse erro, que usava um conhecimento que não era adequado à
audiência da lista para resolver o problema.

3) Concordo que para a lista não se deve enviar questões de nível
universitário, mas as dúvidas aparecem e os professores estão à disposição
(e com disposição) aqui, então o que fazer?.  Aqui se fomenta a discussão
em matemática, que em muitas vezes não acontece em meios acadêmicos, tenho
aprendido e muito com colegas de nível médio, de nível universitário e com
professores aqui na lista. E acho que a divisão da lista, ao invés de
solucionar, trará mais problemas.

Concordo com a proposta de identificação do nível no assunto ou no início
da mensagem.

Achei que devia  dizer isso...
[]'s
Alexandre Vellasquez