Re: Variacao do Morgado

>Oi Gente,
>
>O que vou falar nao eh uma critica, mas uma opniao, que possivelmente possa
>NAO ser compartilhada por outros.
>
>Venho notando que em algumas mensagens aparecem referencias ao uso do Maple
>V, e me pergunto: numa lista de discussao eh adequado apresentar solucoes
>utilizando-se de software matematico, ou seja, as solucoes nao perdem um
>pouco (ou muito) de sua graca e beleza ao se introduzir um software para,
>por exemplo, verificar se existem ou nao solucoes para >uma equacao?

> [...]

Olá, Vellasquez!

Eu não me sinto de modo algum ofendido com o seu comentário, e aprecio a
sinceridade. Vejamos as três ocasiões onde eu sitei o Maple:
1) Aquele problema solto que eu enviei foi algo que eu supus que fosse
verdade pelos cálculos que eu havia feito no Maple.
2) lim(1/1+...1/x -ln(x), x->inf) = gamma = 0.527.. só usei para calcular o
valor da constante.
3) Mostrei que 2^z==36(mod 36^2-1) não tem solução z inteira.

Detalhes
1) Eu não usei para encontrar uma solução ou provar algum resultado, foi
algo que eu percebi enquanto fazia alguns cálculos.
2) Achar esse limite aproximado no braço é trabalho muito chato, e acho que
só vai me ajudar a aprender a dividir 1/n e usar uma tábua de logaritmos.
3) Para mostrar que só se tratava de trabalho manual basta ver que após
descobrir a ordem de 36^2-1 na base 2, ou seja, o menor inteiro t tal que
2^t-1 é múltiplo de 36^2-1, eu teria que testar os valores 2^0-36; 2^1-36;
...; 2^(t-1)-36 e verificar se algum deles é divisível por 36^2-1, por isso
eu usei o Maple.

Bem justificado, acho, o uso do Maple, eu peço desculpas pelo uso
"excessivo" e referências demasiadas ao programa. Realmente acho que
exagerei um pouco, mas ressalto que não houve prejuizo na lógica matemática,
por causa do uso do programa.

Foi mal!

Eduardo Casagrande Stabel.