Re: Questão das Olimpíadas

José Alvino wrote:

>  Olá pessoal!Sou novato aqui na lista e gostaria que alguém me
> ajudasse numa questão ou me informasse onde posso encontrar sua
> resolução. É a questão 10 da 1a fase junior de 97: Se p e q são
> inteiros positivos tais que 7/10 < p/q < 11/15 , o menor valor que q
> pode ter é:
>
> A) 6 B) 7 C) 25 D) 30 E) 60
>  Agradeço antecipadamente.

Acho q a resposta seria B, p/q deve ser um numero entre 0,7 e 0,733...,
entao pensei da seguinte forma se usar q = 6, joguei como possibilidade
para p os numeros 5 e 4, 5/6 eh entao um numero maior que 0,733.. e 4/6
eh um numero menor q 0,7, ou seja, q != 6, repeti o processo com 7 e
descobri q se p=5 e q=7(5/7) sera um numero q se encaixa na
desigualdade, ou seja, dos numeros apresentados o menor que 'q' pode
assumir eh 7.
Nao sei se esse eh o meio mais pratico de resolver o problema, mas me
parece correto...

        []'s