Re: Demo!

>From: "Mira" <mira@mpcnet.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>, "Velibor Tintor" <tintor@ime.unicamp.br>,
>  "Eduardo Grasser" <eddiegrasser@hotmail.com>
>Subject: Demo!
>Date: Fri, 26 May 2000 06:24:29 -0300
>
>Senhores,
>uma ajudinha por favor!
>

>Problema: Sejam p, q e r numeros naturais. Prove que 10p+q eh divisivel por
>3 se, e somente se p+q eh divisivel por 3.
>
>Prova: Se 10p + q eh divisivel por 3 entao existe um k inteiro tal que
>3k=10p+q. 3k=10p+q <=> 3k=9p+p+q <=> 3k-9p=p+q <=> 3(k-3p)=p+q e como k-9p
> [...]

Nao comento o uso do bicondicional por que não sei como se deve usar, mas
deve estar certo. O que queria dizer é bem óbvio, mas, sei lá, acho que
ajuda...

Se (a-b) é múltiplo de n, então a é múltiplo de n se e somente se b é
múltiplo de n.

A prova é bem simples, mas mais vale a intuição nesse assunto do que uma
prova formal. Veja que no seu caso (a-b)=9p que é sempre múltiplo de 3, e
daí vale o enunciado acima.

Obrigado pela atenção!
Eduardo Casagrande Stabel
(usando o hotmail para nao ter problema com a formatacao dos e-mails, ah e o
nome trocado e' frescura mesmo...)