Re: Limite ( correcao )

>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: Limite
>Date: Fri, 29 Oct 1999 13:52:03 -0200 (BRST)
>
>Gostei da solução proposta mas parece haver um erro...

Ola Prof !

Com certeza ha um erro ! E eu peco desculpas aos colegas da lista. A pressa
muitas vezes nos faz cometer deslizes mesmo em questoes triviais como esta.

No ciclo, "senx" e "1 - cosx" sao catetos.
raiz2( senx^2 + ( 1 - cosx)^2 ) e a hipotenusa.

Assim, eu deveria ter pensado: "em qualquer triangulo, um lado e sempre
menor que a soma dos outros dois"

mas apliquei: "em qualquer triangulo, um lado e maior que a soma dos outros
dois"

por isso, conclui que " raiz2( senx^2 + ( 1 - cosx)^2 )" e maior que senx +
(1 - cosx). e sendo esta hipotenusa um segmento de reta, pelo postulado de
Arquimedes e menor que o arco x que a envolve, logo cheguei a conclusao
errada:

senx + (1 - cosx) < x

O que podemos afirmar e que:

raiz2( (senx)^2 + (1 - cosx)^2 ) < x.

Simplifando esta expressao e usando "cosx + senx < 1" segue um caminho para
a prova pelo teorema do confronto, nos moldes que indiquei !

Um abraco
Obrigado pela correcao
Perdao ao colegas da lista

Paulo Santa Rita