Re: Limite

Sinto muito, Paulo.

Mas estah cheio de desigualdades falsas.

Antes de mais nada, seria conveniente separar, quando
x tende a 0, os casos x>0 e x<0, que alias podem ser levados
em conta considerando que  sen  e tg sao funcoes impares
(isto eh: f(-x)=-f(x).

Mas mesmo assim, para x>0, e "proximo" de 0, por exemplo,
entre 0 e pi/2, eh falso que senx+cosx<1; ao contrario, eh
maior que 1. Tambem eh falso que x-sen x>sen x, o que
equivaleria a sen x<x/2 (por exemplo, sen(pi/6)=0,5>pi/12).

A solucao por serie de potencias estah correta, eh claro, mas
exige muito mais conhecimento do que L'Hopital, pois a serie
de Taylor exige nao so a derivada, como derivadas de ordens
superiores (no exemplo em questao, no minmo terceira, e talvez
ateh quarta, se for examinar os pontinhos...)

Em matematica propriamente dita, a propria definicao de seno e
tangente ja envolve ou series de potencias, ou integral (por exemplo,
pode-se definir arc tg x como a integral de 0 a x da funcao racional
 1/(1+x^2), e a partir dahi, obter tg, depois sen, etc.), ou por equacoes
diferenciais (seno seria a solucao unica de y''+y=0, com y(0)=0 e y'(0)=1),
etc. mas no curso secundario, as funcoes trigonometricas sao definidas
"pictoricamente" pela figura do circulo trigonometrico. De modo que
o jeito eh apelar para desigualdades a partir da figura, exatamente
como voce tentou fazer, Paulo.

Por essas figuras, da para deduzir que (quando x tende a 0),
sen x/x tende a 1; tg x/x tende a 1; (1-cos x)/x^2 tende a 1/2.

Tambem eh verdade que (x-sen x)/x^3 tende a 1/6 (omo se pode
ver por l'Hopital ou serie de Taylor), e que tgx -x tende a 1/3. Mas
eu nao sei fazer pela figura.
JP

 Comparando as areas