De: Bruno Furlan <brunobf@nvc.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: Probabilidade
Data: Sexta-feira, 10 de Dezembro de 1999 14:29

Para começar, as chances são de 1 em 3 de que o participante tenha
escolhido inicialmente a porta correta. Em seguida, tenha ou não o
participante escolhido a caixa premiada, o apresentador, que sabe onde o
prêmio se encontra, sempre poderá abrir uma porta que não contém o prêmio,
e isto não estará dando, na verdade, qualquer informação adicional; as
chances continuam a ser de 1 em 3 de que a primeira porta escolhida
contenha o prêmio, e assim serão de 2 em 3 de que o prêmio esteja na outra
porta.

(essa resolução eu copiei do livro O Enigma de Sherazade, de Raymond
Smullyan, só de problemas de lógica)

[]s
Bruno Furlan

Doe sem colocar a mão no bolso !