Olimpiada RJ 99

A todos os interessados no resultado da Olimpiada Estadual de Matematica
do RJ - 99 :

Como a Nelly ja comunicou, a lista dos premiados encontra-se na homepage da OBM
(alias, essa pagina estah dando um show de informacao...).
A cerimonia de premiacao serah em 18 de janeiro de 2000, na Universidade Santa
Ursula, em Botafogo, no Rio.

Esclarecimento: Tanto a primeira prova (de multipla escolha, e que coincidiu com a Brasileira),
quanto a segunda e ultima prova (discursiva) da Olimpiada Estadual de Matematica
do RJ - 99 foram realizadas nos colegios, sob a responsabilidade dos "professores
responsaveis" (tambem chamados coordenadores) de cada colegio. Ambas as provas
foram tambvem corrigidas por esses mesmos professores, que estao em permanente
contato com seus alunos. Portanto, cada aluno pode saber perfeitamente de seu
desempenho na Olimpiada Estadual.

A Coordenacao pediu aos professores responsaveis por cada colegio que lhe enviassem
as provas acima de uma certa pontuacao, e a banca conferiu a correcao dessas provas,
para eliminar possiveis diferencas de criterios. Qualquer professor responsavel que
queira maiores informacoes a respeito, pode me contatar.

Uma vez estabelecidas as premiacoes, segundo criterios tradicionais das
Olimpiadas brasileiras, a banca decidiu nao divulgar a pontuacao de cada
candidato, divulgando os premiados em ordem alfabetica dentro de cada
grupo. Eh natural que certas pessoas, acostumadas aas guerras entre cursos
de vestibular, fiquem inquietas com este procedimento, ja que valorizam muito
o fato de um aluno ter obtido 27,4, enquanto outro obteve 27,3. Mas aqueles
que olham para o valor educativo das Olimpiadas, e so assim veem
sentido nelas, nao estao nem um pouco preocupados com isto.

Eu, em particular, concordo plenamente com esta decisao da banca (da qual
faco parte), e nao estou preocupado se a IMO ou outra faz diferente. Alias,
quem estuda Matematica aprende a relativizar o argumento de autoridade (nao conheco nenhum
matematico que defenda que a serie 1-1+1-1+... convirja a 1/2, porque assim o escreveu Euler).

Quanto a uma certa mensagem que apareceu nessa lista falando sobre a "banca" (entre aspas),
lembro que todo o trabalho realizado em Olimpiadas de Matematica no Brasil ha 10 anos, eh
um trabalho voluntario de professores abnegados, que sacrificam muito de seu tempo (nem sempre
tao valorizado quanto desejavamos) em prol de um ideal. Por isto, estes professores merecem
respeito.

Quero deixar claro que nao voltarei a falar deste assunto nesta lista.

José Paulo Q. Carneiro
Coordenador da Olimpiada Estadual de Matematica do Estado do Rio de Janeiro